planeta lua

Curiosidades Sobre a Lua

A Lua (ou Luna) é o único satélite natural terrestre  e se formou à 4,6 bilhões de anos atrás, em torno de 30-50 milhões de anos após a formação do sistema solar. A Lua está em rotação síncrona com a Terra, o que significa que o mesmo lado está sempre voltado para a Terra. A primeira missão não tripulada à Lua foi em 1959 pelo Programa Lunar Soviético, sendo a primeira aterragem tripulada feita por Apollo 11 em 1969.


a lua é um planeta

Perfil Da Lua

Diâmetro: 3,475 km
Massa: 7,35 × 10 ^ 22 kg (0,01 Terras)
Órbitas: a Terra
Distância Órbita: 384,400 km
Período da órbita: 27,3 dias
Temperatura da superfície: -233 a 123 ° C

Tamanho Da Lua Comparado Com A Terra


tamanho da lua
 

Fatos Sobre A Lua

 

  • O lado escuro da lua é um mito. 

    Na realidade, ambos os lados da Lua vêem a mesma quantidade de luz solar, no entanto, apenas uma face da Lua é vista da Terra. Isso ocorre porque a Lua gira em torno de seu próprio eixo exatamente no mesmo tempo que leva para orbitar a Terra, o que significa que o mesmo lado está sempre de frente para a Terra. O lado mais afastado da Terra só foi visto pelo olho humano por uma nave espacial.

 

  • A ascensão e queda das marés na Terra é causada pela lua. 

    Existem duas protuberâncias na Terra devido à atração gravitacional que a Lua exerce; uma no lado de frente para a Lua, e a outra no lado oposto que fica de frente para a Lua. As protuberâncias se movem ao redor dos oceanos conforme a Terra gira, causando marés altas e baixas ao redor do globo.

 

  • Lua está se afastando da Terra. 

    Nossa Lua está se movendo a aproximadamente 3,8 cm de distância do nosso planeta a cada ano. Estima-se que continuará assim por cerca de 50 bilhões de anos. No momento em que isso acontecer, levará cerca de 47 dias para orbitar a Terra em vez dos atuais 27,3 dias.

 

  • Uma pessoa pesaria muito menos na lua. 

    A Lua tem uma gravidade muito mais fraca do que a Terra, devido à sua massa menor, então você pesaria cerca de um sexto (16,5%) do seu peso na Terra. É por isso que os astronautas lunares podem flutuar e pular tão alto.

 

  • A Lua foi pisada por apenas 12 pessoas; todos homens americanos. 

    O primeiro homem a pisar na Lua foi em 1969 por Neil Armstrong na missão Apollo 11, enquanto o último homem a pisar na Lua foi em 1972 por Gene Cernan na missão Apollo 17. Desde então, só é visitada por veículos não tripulados.

 

  • A lua não tem atmosfera. 

    Isto significa que a superfície da Lua está desprotegida dos raios cósmicos, meteoritos e ventos solares, e tem enormes variações de temperatura. A falta de atmosfera significa que nenhum som pode ser ouvido na Lua, e o céu sempre aparece negro.

 

  • A lua tem terremotos. 

    Estes são causados pela atração gravitacional da Terra. Os astronautas lunares usaram sismógrafos em suas visitas à Lua e descobriram que pequenos terremotos ocorreram vários quilômetros abaixo da superfície, causando rupturas e rachaduras. Os cientistas pensam que esta tem um núcleo fundido, assim como a Terra.

 

  • A primeira nave espacial a chegar à Lua foi a Luna 1 em 1959.

    Esta era uma nave soviética, que foi lançada da URSS. Ela passou a 5995 km da superfície da Lua antes de entrar em órbita ao redor do Sol .

 

  • A Lua é o quinto maior satélite natural do Sistema Solar. 

    Com 3.475 km de diâmetro, Lua é muito menor que as principais luas de Júpiter e Saturno . A Terra tem cerca de 80 vezes mais volume que Lua, mas ambas são da mesma idade. Uma teoria predominante é que Lua já foi parte da Terra, e foi formada a partir de um pedaço que se partiu devido a um enorme objeto que colidiu com a Terra quando era relativamente jovem.

 

  • A Lua será visitada pelo homem no futuro próximo. 

    A Nasa planeja devolver os astronautas à Lua para estabelecer uma estação espacial permanente. A humanidade pode mais uma vez andar na lua em 2019, se tudo correr conforme o planejado.

 

  • Durante os anos 50, os EUA consideraram detonar uma bomba nuclear na Lua. 

    O projeto secreto foi durante a época em que a Guerra Fria era conhecida como “Um Estudo dos Vôos de Pesquisa Lunar” ou “Projeto A119” e significava uma demonstração de força em um momento em que eles estavam ficando para trás na corrida espacial.

 

Fases Da Lua (Hemisfério Norte)

 

fases da lua

Lua Nova

Lua Nova é a primeira fase primária e ocorre no momento em que o Sol e a Lua estão alinhados com o Sol e a Terra em lados opostos da Lua.

 

Primeiro Quarto

A Lua do Primeiro Quarto é a segunda fase primária da Lua e é definida como o momento em que a Lua atingiu o primeiro quarto de sua órbita ao redor da Terra, daí o nome. Também é chamado de meia-lua, pois podemos ver exatamente 50% da superfície da Lua iluminada. Quer você veja a metade esquerda ou direita iluminada, depende de vários fatores, incluindo sua localização.

 

Quarto Crescente

Fase da lua em que uma fina lasca da Lua se torna visível depois de Lua Nova é o começo da primeira fase intermediária, Lua Crescente Envelhecida.

No passado, isso costumava ser chamado Lua Nova, enquanto a fase mais escura era chamada Lua Negra. Essa definição tradicional de Lua Nova ainda é usada em algumas culturas, definindo o início dos meses, por exemplo, no calendário islâmico.

 

Lua Gibosa

Segunda fase intermediária, a Lua Gibosa Envelhecida, dura até a próxima fase primária. Lua Gibosa significa que é maior do que a forma de semicírculo da Lua no primeiro trimestre, mas menor que um círculo completo.

 

Lua Cheia

A Lua Cheia aparece no céu noturno quando o Sol e Lua estão alinhados em lados opostos da Terra.

Tecnicamente, esse alinhamento dura apenas um momento. No entanto, a Lua pode parecer cheia um dia antes ou depois, enquanto mais de 98% do disco da Lua está iluminado.

Quando uma Lua Cheia ocasionalmente passa pela sombra da Terra, causará um eclipse lunar .

Quando a lua cheia se aproxima os pontos de sua órbita que estão mais próximos ou mais distantes da Terra, nós a chamamos de Super Lua ou Micro Lua respectivamente.

 

Lua Minguante

Lua Minguante significa que está diminuindo de tamanho, passando da Lua Cheia para Lua Nova. Este é um momento ideial para quebrar maus hábitos ou maus vícios, para acabar com os maus relacionamentos, também é um momento de profunda intuição e um tempo para adivinhação.

O período da lua minguante dura cerca de 14 dias.

 

Quarto Minguante

Esta fase significa que a lua está diminuindo (diminuindo em luz) de 50% a 25% iluminada. Esta fase geralmente começa no 7º dia após a Lua Cheia e continua até o 10º ou 11º. Serão cerca de 7,5 dias até Lua Nova (desde o início desta fase). Este é o sexto nas oito fases do mês lunar. 

 

A fase do último trimestre começa quando o ângulo do Sol / Lua atinge 270º e continua até o ângulo atingir 315º (quando a Fase da Lua Disseminadora começará). 

 

Esta fase é a primeira metade do terceiro trimestre (quando o ciclo é dividido em 4 trimestres, em vez de 8 fases). O quarto minguante sobe por volta da meia-noite, e se põe no meio dia. 

 

Lua Balsâmica

Fase intermediária entre lua cheia e o quarto minguante.

A Lua está 315 – 360 graus à frente do Sol Minguante visível como uma fina lasca no leste por apenas algumas horas antes do amanhecer.

 

Você adorava pegar a lua para você?

Sabia que agora já pode fazê-lo?

 

luminária lua

Saiba mais sobre nossa Luminária de lua AQUI

  • Compartilhar postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
BRL Real brasileiro
EUR Euro
”Candeeiro

© 2018 Todos Direitos Reservados
Coisas Criativas

Politica de Privacidade     Termos de Uso     Política de Cookies     Aviso Legal

Nosso Parceiro: Popbag

”Métodos