processo de impressão 3d de nossa luminária de de lua cheia

Como Construimos nossa Luminária de Lua Cheia

Impressão 3D da Luminária de Lua Cheia

Saiba como é fabricada uma luminária lua, assista ao video abaixo!


impressão 3d do abajur lua

Como fazer lâmpada de lua impressa em 3D

 

Aqui está uma ideia inovadora para a sua lâmpada de cabeceira, esta luminária de lua cheia tornou-se uma tendência real recentemente. Conhecidas como luminárias lunares, essas lâmpadas misteriosas oferecem uma atmosfera mágica a uma sala escura, iluminando o ambiente como se de uma lua cheia real se tratasse. Aqui está uma maneira de você trazer esse toque de mágica para sua casa

 

O QUE É A IMPRESSÃO 3D E COMO FUNCIONA?

 

Impressão 3D ou manufatura aditiva é um processo de fabricação de objetos sólidos tridimensionais a partir de um arquivo digital.

 

A criação de um objeto impresso em 3D é obtido usando processos aditivos. Em um processo aditivo, um objeto é criado colocando camadas sucessivas de material até que o objeto seja criado. Cada uma dessas camadas pode ser vista como uma seção transversal horizontal finamente fatiada do objeto eventual.

 

A impressão 3D é o oposto da fabricação subtrativa que está cortando / esvaziando um pedaço de metal ou plástico com, por exemplo, uma fresadora.

 

A impressão 3D permite produzir formas complexas (funcionais) usando menos material do que os métodos tradicionais de fabricação.

 

Tudo começa com a criação de um modelo 3D no seu computador através de um software. Este design digital é, por exemplo, um arquivo CAD (Computer Aided Design). Um modelo 3D é criado a partir do zero com software de modelagem 3D ou baseado em dados gerados de um scanner 3D e com isso criar uma cópia digital de um objeto.

 

Por que é chamado de impressão?

 

Se você olhar de perto (com um microscópio) em uma página de texto da sua impressora doméstica, verá que as letras não apenas mancham o papel, mas sim ficam ligeiramente sobre a superfície da página.

 

Em teoria, se você imprimisse na mesma página alguns milhares de vezes, eventualmente a tinta acumularia camadas suficientes uma sobre a outra para criar um modelo 3D sólido de cada letra. Essa ideia de construir uma forma física a partir de camadas minúsculas é como as primeiras impressoras 3D funcionaram.

 

O que é o material PLA que usamos em nossa luminária de lua cheia?

 


filamento pla
 

Você pode estar se perguntando de que exatamente é feito o filamento de PLA? Bem, seu termo completo é ácido poli-láctico e é um polímero termoplástico. Por ser derivado de fontes naturais, como milho e, às vezes, cana-de-açúcar, o PLA às vezes é chamado de bioplástico. A maioria dos outros termoplásticos são fabricados a partir de recursos não renováveis como o petróleo.

 

Além disso, por ser um produto natural, também é biodegradável. Isso significa que, quando descartado em um sistema de compostagem, o PLA irá naturalmente se decompor em suas partes constituintes em cerca de três a seis meses. Compare isso com outros termoplásticos que podem levar até mil anos para se biodegradar, este material é usado para muitas aplicações, desde copos plásticos até implantes médicos.

 

O PLA é ideal para impressões 3D onde a estética é importante. Devido à sua menor temperatura de impressão é mais fácil de imprimir e, portanto, mais adequado para peças com detalhes finos.

 

Qual o processo de construção da Luminária de Lua Cheia?

 

Quando se dá inicio a um projeto normalmente começa-se por um esboço em papel, ou algo parecido, e o projeto da luminária de lua cheia não é exepção.

 

Obtendo o esboço, é hora de projetar os dados no software de desenho tridimensional, neste caso utilizamos o software AUTOCAD 3D, instalado em um PC doméstico comum, ao qual está conectado a uma impressora 3D, (semelhante a uma impressora de tinta doméstica conectada ao seu Pc).


modelo 3d da luminária de lua cheiadigitalização dos tons de cinza da superficie da lua
 

Finalizando a modelagem digital no software tridimensional, chega o momento de assistir a toda a mágica acontecer, pressionando um simples botão “imprimir” e, em seguida, relaxar numa cadeira observando o nascimento da luminária de lua cheia acontecer camada por camada. 


recriação da luminária de lua cheia
 

O processo é um pouco como cortar um pedaço de pão fatiado, mas ao contrário. Imagine cortar cada fatia de pão e depois juntá-las em um pão inteiro (em vez de fazer um pão inteiro e depois fatiá-lo, como faz um padeiro). Isso é basicamente o que acontece numa impressora 3D.

 

O processo de impressão 3D transforma a luminária em milhares de minúsculas pequenas fatias e, em seguida, transforma-a de baixo para cima, fatia por fatia. Essas minúsculas camadas se juntam para formar a luminária de lua cheia, para concluir um abajur de lua, geralmente demora em média 20 horas de impressão, dependendo do tamanho da luminária de lua, isto se não houver um bug (erro) durante o processo. 

 

O abajur de lua é feito em duas partes, sendo o topo (tampa) do abajur feito em outra etapa de impressão, isto acontece para que se consiga montar a placa de circuitos, led e a bateria lithium no seu interior.

abajur de lua cheia e tampa do abajur lua
Fixação da placa de circuitos na base
fixamento da placa de circuitos na base da tampa do abajur de lua
 

Neste ponto, fixamos a placa de circuitos, led e bateria de lítio em conjunto com o cabo de alimentação posto para uma fixação perfeita na base da tampa, testando seguidamente todos os componentes,  inclusive os dois tons da luz e sua intensidade.

 

aplicação da placa de circuitos, led e bateria de litio na tampa do abajur de lua cheia
 

Finalmente, a tampa é colocada no sitio certo e colada ao abajur de lua, seguidamente procede-se ao acabamento da mesma, que passa por aparar todas as rebarbas causadas pelo processo de impressão, para que um trabalho eficiente seja feito, formando assim uma linda luminária de lua cheia. 

 


colocação da tampa no abajur de lua cheia
 

Do início ao fim demora em média 24horas para recriar uma luminária de lua. Pode até ser um processo um pouco demorado para fabricar uma mini lua, mas pelo resultado final vale muito a pena esperar. Em nome de nossa equipa desejamos lhe que desfrute tanto desta luminária como nós…

 


luminária lua o presente ideial
 

Luminária de Lua Cheia o presente ideial para uma pessoa especial…

 

  • Compartilhar postagem

19 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
BRL Real brasileiro
EUR Euro
”Candeeiro

© 2018 Todos Direitos Reservados
Coisas Criativas

Politica de Privacidade     Termos de Uso     Política de Cookies     Aviso Legal

Nosso Parceiro: Popbag

”Métodos